As comunidades virtuais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Se caraterizam pela interação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual, minimizando as dificuldades em relação ao tempo e espaço, promovem o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.
Utilizar
as diversas ferramentas e plataformas disponíveis na Web para constituição de
Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) vem se mostrando algo muito
produtivo para a Educação.
Existem
diferenças entre a origem de uma comunidade virtual e uma comunidade virtual de aprendizagem. Enquanto a primeira
tem origem em interesses particulares, a segunda nasce a partir de uma proposta
pedagógica, com objetivos específicos voltados para questões educativas.
Paloff
e Pratt (2002) sustentam que a CVA constitui o espaço onde se dá a aprendizagem
on-line. As autoras apontam alguns indicadores de que uma comunidade on-line
está em formação:
a)
interação ativa em relação ao conteúdo do curso e à comunicação interpessoal,
ou seja, para que um aluno seja considerado “presente” em aula, não basta
acessar a aula, é preciso participar enviando suas reflexões/ideias;
b)
aprendizagem colaborativa, percebida por meio das trocas de mensagens e/ou
comentários entre os alunos e entre estes e o professor;
c)
significado construído socialmente, evidenciado a partir de discussões
envolvendo acordos ou questionamentos, à medida que a aula/curso desenvolve-se;
d)
compartilhamento de recursos (livros, artigos encontrados na internet, fontes
de pesquisa) entre alunos, possibilitando ampliar a bibliografia para além dos
textos selecionados pelo professor;
e)
troca de expressões de estímulo entre alunos e vontade de avaliar criticamente
os trabalhos dos colegas.
O uso
de comunidades virtuais como apoio ao processo de ensino aprendizagem, colabora
com a construção do conhecimento e colabora com o desenvolvimento da autonomia
do indivíduo quanto a sua aprendizagem.
Ao ser usado pelo professor é preciso que haja um direcionamento que envolva
toda a turma, deixando claro seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário